Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

"Despedida"


E assim com este pequeno cocktail sem alcóol brindemos ao ano novo,e me despeço do ano velho.
Apesar das dificuldades, algumas batalhas foram vencidas, e damos sempre valor ao que vida nos dá de melhor e de borla.
A boa disposição, sentido humor, amizade, lealdade e carinho por todos vós os que connosco compartiham esta caixinha da vida.

Um Enorme abraço apertadinho e muitos beijinhos, e até para o ano!

FELIZ ANO NOVO - VENHA 2013

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

" Outras Emoções"

Mensagem do DT, para a minha Filhota
"Olá Maria!
Li agora a tua dedicatória e quero agradecer-te.
Sei que o facto de não seres de muitas palavras , também te permite ser mais observadora e ver as coisas como poucos na tua idade tem a capacidade de ver.
Tudo isso são virtudes de que te deves orgulhar e que te levarão longe.
Para mim foi um orgulho ser teu professor ao longo destes anos.
Para o futuro só te peço que deixes as pessoas conhecerem-te melhor.
O mundo merece conhecer as grandes pessoas e tu és sem dúvida uma delas.
Beijinhos"

Não é meu hábito, misturar as coisas, e neste blogue escrevo essencialmente as venturas e desventuras com o nosso "Aspie".
E fica quase sempre de fora a nossa menina, da qual nos orgulhamos muito, e que é também ela um ser muito especial que não há palavras para a descrever.
E que professor que acompanhou alguns anos tão bem descreve na mensagem que lhe enviou.

Está-se mesmo a ver que chorei, quem meus filhos beija, minha boca adoça.

Mãe Mina

Nota-Foi no final do ano letivo, já não anda nesta escola nem têm DT :)




quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"Então é Natal"


A poucos dias, de mais um dia de Natal!
Festejado de diferentes formas nas várias religões.
O importante é o respeito e os valores que preservem a dignidade humana.
Para nós o Natal é familía e união.

FELIZ NATAL PARA TODOS

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Emprego"

Para eu estar mais à vontade quando eu for trabalhar para uma empresa, eu queria ganhar dinheiro para comprar comida e para pagar a electricidade, água, etc
Para eu conseguir entrar numa empresa, também preciso saber fazer tudo o que me mandarem e isso para mim é complicado, porque hà coisas que eu não consigo fazer, e por causa dessas coisas que não consigo fazer posso ser despedido do
emprego e não ganhar dinheiro.
Para eu estar mais à vontade numa empresa eu não quero que ninguém me provoque nem me chateie.
Para eu estar mais à vontade eu gostaria de profissões onde eu tenha melhores capacidades e obtenha melhores resultados.
Para eu estar mais à vontade gostaria que servissem bem a comida com ambiente limpo e confortável.
Para eu estar melhor numa empresa preciso de alguém que me ajude.

Bruno V.

Mais uma pérola fantastica do meu rico filho, não sei a data em que foi escrito , (ele não data nada) mas não é recente.
Terá a ver com questões que lhe terão colocado quando esteve num curso de formação profissional, ou com as nossas conversas de o querer mais autonomo e capaz de produzir, recuso-me a que ele fique na inutilidade, não é culpa dele, posso ser louca mas acredito que poderia ser produtivo num emprego protegido.

Mãe Mina

sábado, 15 de dezembro de 2012

Inspeções Periódicas obrigatórias

Quando um veículo de automóvel ligeiro de passageiros completa quatro anos tem de ir à inspeção periódica obrigatória depois vai novamente à inspeção quando completa oito anos e depois todos anos.
Já com veículos comerciais de passageiros tem de ser inspecionados quando completam dois anos e depois todos anos e ainda outros veículos que tem de ir à inspeção ao fim de um ano e depois 2,3,4,5,6,7 anos e depois sempre de seis em seis meses tem de ser inspecionados.
Quando veículo só tem quatro ou seis anos tem menos hipoteses de reprovar na inspeção do que um veículo com dez anos ou mais.
É preferível ter um documento com uma lista de anomalias que o veículo pode ter verificar onde possam implicar com essa anomalia.
Há três tipos de anomalias tipo 1,tipo 2 e tipo 3
As anomalias tipo 3 são aquelas que são as mais graves de todas e o veículo não pode circular ou então só pode circular até ao local de reparação ou seja a oficina.
Já com as anomalias tipo 2 é um pouco diferente apesar do carro reprovar na inspeção o veículo ainda pode circular durante um mês até à reinspeção mas sem passageiros nem carga se um veículo reprovar novamente na reinspeção ainda pode circular até mais uma reinspeção sem passageiros nem carga durante quinze dias.
As anomalias tipo 1 são anomalias ligeiras e não afetam as condições de segurança do veículo não implicando a ida a nova inspeção, o veículo pode circular normalmente no entanto se veículo tiver uma anomalia tipo 1 numa inspeção e tiver a mesma anomalia na inspeção seguinte é considerada tipo 2 e o veículo reprova na inspeção.
Um veículo pode ter por exemplo várias anomalias tipo 1 e apenas uma anomalia do tipo 2, o veículo reprova na inspeção por causa na anomalia de tipo 2, se for corrigida anomalia de tipo 2 ,na reinspeção mas não forem corrigidas as do tipo 1, o carro reprova novamente na inspeção, quando um veículo reprova com anomalias do tipo 2, mas tambem tem anomalias do tipo 1, tem de ser corrigidas todas a anomalias porque se os do tipo 1 não forem corrigidas são consideradas tipo 2.
Eu no inicío do texto acabei de referir que é preferível ter um documento com as anomalias para saber quais são as tipo 1, tipo 2 e tipo 3.
Eu gosto de saber quais são as anomalias do tipo um 2 e tipo 3, porque se o veículo tiver essas anomalias reprova na inspeção e tem de se gastar mais dinheiro para levar o veículo ao mecânico para ele reparar as anomalias e mais dinheiro para levar o veículo novamente à inspeção.a)
Já com as tipo 1, não são tão preocupantes porque um veículo pode circular normalmente até à próxima inspeção como se não tivesse anomalias e tem até à inspeção seguinte para reparar essas anomalias.
a)Eu gosto de estudar as anomalias para verificar e corrigir as anomalias que o veículo tiver antes de levar à inspeção porque assim já é mais dificíl reprovar na inspeção e gastar mais dinheiro no mecânico e em uma nova inspecção.

Bruno V. 13/12!2012

Não faço ideia se está correcto, e também não é isso que interessa para aqui.
Nem sei! se me baralhei a transcrever com tanta repetição.
A forma de expressão através da escrita, repetindo frases e ideias para conseguir organizar-se.
Este texto deve ser a reflexão, de que estava ansioso para que o carro da mãe reprovasse ,e do sermão que lhe dei , sobre os custos inerentes à reprovação.
Mãe Mina

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Como aprender a lidar com emoções negativas?

Há aqui uma história de um porquinho que ficou triste porque não havia bolotas para ele comer, então foi para uma poça de lama chorar para ver senão ficava triste.
Mas depois um amigo dele explicou-llhe que todos nós gostamos de estar contentes mas às vezes há coisas que nos deixam tristes.
Todos temos o direito de estar tristes mas gostamos mais de estar contentes.
Então para ficar contente o amigo dele pediu para olhar para o espelho pensar em outras coisas que gosta e voltar a ficar contente.
E quando não se pode fazer uma coisa que gosta espera-se um pouco e vai-se fazendo outras coisas.
Neste caso o porquinho pensou que gostava de passear, de brincar com os amigos, com os brinquedos , de jogar à bola. E depois só escolher uma coisa que gosta de fazer e volta-se a ficar contente.
Agora eu estou a pensar numa situação onde fique triste eu fico triste quando não há falta de energia eléctrica.
Se isso acontece é natural que esteja triste. Temos o direito de estar tristes, depois tenho de pensar em outras coisas que gosto de fazer para voltar a ficar contente o que me parece bastante complicado procurar outras coisa para fazer quando não há energia eléctrica, quando há cortes de energia eléctrica não dá para ver telivisão, jogar computador, ligar a luz etc.
Alguém me consegue dizer algumas coisas que é possível fazer quando não há energia eléctrica para eu ficar contente nessa situação?
Normalmente eu penso que os cortes de energia eléctrica estão associados aos temporais no inverno. Se não houvesse trovoada, ventos muito fortes capazes de derrubar cabos de alta tensão, tornados, etc.
Eu já não me preocupava tanto com os cortes de energia eléctrica.

Bruno V. 12/12/2012

As voltas que o rapaz deu, para manifestar a preocupação com as previsões do tempo para o dia de amanhã.
Devo referir que a história que ele refere do porquinho, faz parte de um bloco de actividades para a promoção do ajustamento psicológico.
Crescer a Brincar o autor Paulo Moreira ( é de 2002)
E lógico que já lhe sugeri actividades que podemos fazer sem energia eléctrica.

Mâe Mina

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"Parece Impossível"


Há coisas que contadas ninguém acredita!
O Bruno foi com pai levar o carro à inspecção.
Numa grande exitação naqueles pulos e bater de "asas" já estou a visualizar à distância.
Todo contente à espera que o carro possa ficar reprovado!
Sinceramente eu passo-me com estas coisas!
Porquê!? Não entendo!?
Irra! ao menos podia ficar contente por ficar aprovado.
E ainda aproveitou para verificar que a viatura que estava atrás deles, já devia ter ido à inspecção até ao dia de ontem!
O que , quê que ele tem a ver com isso!
O proprietário poderia não gostar, que raio de miúdo metediço.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Tentações"

Já que o Porto, não vem até nós!
Há alguns anos numa celebre colónia de férias em Espinho.
O nosso rapaz ter-se-à perdido de amores por uma francesinha.
Como é iguaria rara por paragens do sul e centro, sempre que vê o nome dela é tentado.
Já nos encontramos com ela em Lisboa, num ambiente intimista e picante de nos deixar ao rubro :)
Mesmo assim Lisboa não é já aqui ao lado, e tinhamos que a encontrar mais perto, e hoje depois de uma caminhada, lá marcamos encontro com ela mais suave e ainda assim derretida perante o nosso olhar:)
Aqui está ela a aguardar:)
Quem é que lhe resiste!?

Não é facíl estar num restaurante com uma pessoa especial, que enquanto espera se balanceia, faz "truques de magia" com os dedos é a sua forma de estar.
E mesmo que eu esteja de segundo em segundo a alertar-lo sei que as pessoas estão olhar, não me privo de ir por causa disso ( embora prefira locais com menos pessoas o que foi o caso de hoje).
E depois quando chega a refeição, não à meio de se ajeitar com os talheres.
-Olha a faca (digo eu) tens duas mãos tenho de te a amarrar a faca à mão,(é ela que fica sempre no descanso),lá pega nela ao contrário,ao menos que pareça canhoto. :)


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Faz anos"

Nasceu, por vontade dele.
Mesmo estando protegido, não gostava de fazer o filho em casa alheia.
De vez enquando ( raramente), têm estes laivos de autonomia, e independência.
Com muita vontade inicial e expectativas altas.
Lá demos início ao bébé com muita ajuda inicial na preparação p'ro parto.

Parece mais velho, mais ainda agora está no inicío da pré-primária.
Haver vamos, se chega à licenciatura :)
É dificíl mantê-lo dar-lhe vida alimenta lo.
Dias há em que penso dar-lhe um fim.
Embora o motivo continue a ser ele (o pai) que o germinou.
É (a avó)que o alimenta e dá continuiedade.
Com carinho e respeito por todos que nos ajudam a superar barreiras, suplantar preconceitos,e a levar as Perturbações do espetro do Autismo mais longe.
Num relato único, de uma pessoa única,que por acaso é meu filho e a inspiração, para deste blog.

E, é claro que ser mãe deste homem especial, não faz de mim uma pessoa zangada com vida, antes pelo contrário é motivo para ser feliz.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Caracteristica"

A sinceridade é acima tudo o que está mais presente, nas pessoas com PEA.
Não conseguem ver maldade nos outros.
E eles dizem sempre as coisas com boas intenções,mesmo que possam prejudicar aqueles que amam.
Porque lhes saí o que pensam, sem estarem a pensar no que os outros poderão pensar ou julgar, com a maior das naturalidades.

Tem cada uma, este rapaz!
Ontem ao sairmos do comboio, o revisor estava próximo,e saiu na mesma porta que nós , para verificar se podia mandar avançar o comboio.
Quando este meu rapaz exclama alto e bom som: "Já nos SAFAMOS" ! :)
Que poderia o senhor pensar!?
Que viessemos sem titulo de transporte válido:)
Quando o que ele queria dizer, era apenas que não foi preciso mostrar os bilhetes!;)
Quando o chamei atenção da possível interpretação do revisor ficou atrapalhado, seria lá ele capaz de viajar sem ser na legalidade, ou alguém que ele suspeitasse estar a viajar ilegal! :)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

" Interpretação"

"Um mesmo papel pode ser desempenhado por vários indivíduos e uma só pessoa pode desempenhar um grande número de papéis."

Várias pessoas conseguem escrever no mesmo papel porque uma pessoa escreve até determinado sítio e outros podem continuar a escrever a partir de onde a pessoa anterior deixou de escrever mas quando uma pessoa escreve até ao fim da folha e quer escrever mais que isso pode pedir mais folhas e continuar a escrever até não ter mais nada para escrever eu acho e concordo com isso.

Bruno V.

Terá alguns anos este papel mais de 10 talvez.
Suponho que lhe tenham proposto a analise da frase!
Esta é uma forma recorrente de pensamento, não conseguir descodificar o implícito.

Mãe Mina

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia internacional da pessoa com deficiência

Há dias para tudo!
Nem sei se é bom ou mau!?
Termos de ser alertados!
E neste dia falasse, e secalhar até se faz alguma coisa (pouca), só em termos de divulgação.
As palavras tem o peso que lhes damos, só o termo deficiência carrega em si uma conotação pesada, é palavra que não gosto de usar, provavelmente por transportar essa carga negativa.
Como se deficiência fosse defeito, trouxesse um rotúlo de coitadinho, incapaz...
Não há deficientes, nem pessoas mais ou menos.
Há seres humanos, com maiores o menores dificuldades.
Todos são gente, gente que sente...